Para toda criança, o que mais importa é ter os pais 100% ligados nas brincadeiras

O tempo de qualidade com os filhos é determinante para um desenvolvimento saudável.

O tempo de qualidade com os filhos é determinante para um desenvolvimento saudável.


Vivemos em um mundo onde praticamente todas as pessoas têm um smartphone no bolso. O que é ótimo para melhorar a comunicação e aprimorar informações com mais velocidade, mas, ao mesmo tempo, é péssimo para as interações que acontecem no mesmo ambiente, cara a cara. Essa situação afeta especialmente as crianças, que parecem estar concorrendo com os celulares pela atenção dos pais. Sim, todos temos rotinas atarefadas e cansativas, por isso precisamos de um tempo para desacelerar. Então por que não aproveitar essas lacunas no seu dia para brincar junto com os pequenos e curtir mais essa fase tão especial?

Pesquisas recentes da PUC-SP afirmam que a maioria dos pais de crianças entre 2 e 8 anos despende menos de 15 minutos por dia para brincar com os pequenos. Isso dá menos de 2 horas na semana. E fica ainda mais triste se você levar em conta que nós perdemos muito mais tempo que isso no trânsito todos os dias. Precisamos, mais do que nunca, rever o tempo de qualidade que investimos na vida das crianças, pois é exatamente esse tempo que nutre as nossas relações com os pequenos. Se você for a um parquinho, por exemplo, verá crianças brincando e recorrendo aos pais o tempo todo para que olhem de longe e prestem atenção no que elas estão fazendo.

Qual foi a última vez em que você esteve prestando 100% de atenção apenas na sua criança?

Elas dependem de nós para se desenvolver da melhor forma, assim, podemos incentivar aventuras e brincadeiras, trazendo sabedoria para que tenham coragem de enfrentar seus medos e colocar à prova o corpo e a mente.

Aqui, compartilhamos com você algumas dicas de como aproveitar melhor o tempo com o seu filho no dia a dia:

- Envolva os pequenos na preparação do café da manhã/lanchinho da escola.

- Crie pratos divertidos. Com carinho, invente nomes para cada ingrediente.

- Vá conversando com seus filhos no trajeto de ida/volta da escola. Brinquem de encontrar carros das mesmas cores, por exemplo.

- Transforme o banho em uma brincadeira.

Agora, se no meio da semana é difícil, programe-se para ser e estar presente na vida das crianças nos finais de semana. Esse tempo junto faz muito bem para a família.
Algumas ideias para curtir as crianças sem tecnologia:

- Aproveitar um dia de sol para brincar na área externa (se você mora em apartamento, praças e parques são a saída ideal).

- Subir em árvores.

- Brincar de esconde-esconde.

- Inventar brincadeiras com água (nos dias mais quentes).

- Colher/plantar flores e plantas, colocar as mãos na terra, se sujar juntos.

E aí? Bora passar mais tempo de qualidade com seus filhos?

Juntos, vamos nutrir de uma forma saudável e divertida a infância dos pequenos.

x